ENCONTRO de CAIXEIROS


Encontro de caixeiros, o que é?

É o encontro de várias caixas de Teatro Lambe-lambe, que ocorre ocasionalmente em  diversos espaços ou eventos,  com a participação de vários caixeiros. 
O Encontro é uma ação  de fomento do Teatro lambe-lambe, desenvolvida pela Cia andante desde 2011 em diversas cidades, tais como: Itajaí, Salvador, Curitiba. 
Em todos os encontros ocorreu a democratização do acesso a esta linguagem, bem como o aprimoramento e a  troca de aprendizados entre os caixeiros. Esta é e sempre será a mola propulsora do Encontro, que está ganhando amplitude de uma realização em Rede Nacional. Vislumbramos que se realize cada vez mais  Encontros de Caixeiros em todo o Brasil, com ou sem a presença da Cia Andante. 
Eventos dessa natureza e amplitude tem se tornado bastante comuns em tempos de redes sociais e realizações colaborativas. Vemos nisso uma forma de tornar o lambe-lambe cada vez mais popular. 


Quem são?

Qualquer caixeiro pode fazer parte do encontro. Sempre que houver pelo menos 04 caixas de  distintos artistas , configura-se um encontro. É uma rede de artistas que se encontram, apresentam, divulgam , popularizam  e fomentam a linguagem, contribuindo assim,  para o Movimento do teatro lambe-lambe.


Histórico

O encontro de caixeiros começou como uma iniciativa informal da Cia andante de se apresentar , ocasionalmente, com outros artistas do Teatro Lambe-lambe. Assim, sempre que várias caixas se encontravam para apresentar, acontecia um ENCONTRO DE CAIXEIROS.
Em setembro de 2011, aconteceu o primeiro , no centro de Itajaí, com algumas caixas dos alunos da oficina da cia andante e  caixas do Clube do lambe-lambe de Jaraguá do Sul . Ali nascia o ENCONTRO DE CAIXEIROS.
Foi assim na Bahia em 2012, quando a Cia Andante esteve em Salvador, e lá se organizou o I Encontro de Caixeiros no Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e no Pelourinho. Nestes encontros estiveram: Cia Andante, Iara Mares (Itajaí), Ismine Lima e Denise di Santos (as criadoras do Teatro Lambe-lambe) e caixeiros de Salvador.
Depois, no 6º Itajaí em Cartaz, sete alunos oriundos das oficinas se apresentaram na Mostra.
Neste ano de 2013,  oficializou-se esta ação , quando se juntaram no Grito Rock Itajaí, dez caixas de Teatro Lambe-lambe de Itajaí , Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul. 
Em abril um novo encontro se realizou no 22º Festival de Teatro de Curitiba - Mostra Fringe, onde durante quatro dias as Companhias Andante (Itajaí-SC) e  Teatro de Caixeiros  (Ribeirão Preto-SP) se apresentaram.

             E novamente as caixas se encontram.

 Dia 19 de maio, dentro da programação do 7º Itajaí em cartaz, 13 caixas se apresentam. Desta vez, TODOS os caixeiros de Itajaí estarão lá: cia andante, cia mútua, eranos circulo de arte, linha da mão , ateliê bonequiando, cristalina arte cênica e Karoline Voltoline.

Mais uma vez  a arte em doses homeopáticas será distribuída ao publico!!!!

            E assim seguimos... à espreita de novos encontros .



“Enquanto o mundo contemporâneo contempla o megashow, a Broadway, superproduções teatrais, ainda resta neste mundo de tsunamis, terremotos e enchentes a poesia da cena para o individual, usando como recurso o objeto de cena minúsculo que nasce para se reafirmar.” 
Paulo Fontes – Cia Gente Falante




ENCONTRO DE CAIXEIROS  no 1º FESTEJO mundial em rede
Comemorando 24 anos de teatro lambe-lambe








Nenhum comentário:

Postar um comentário