OFICINAS




Caixa Misteriosa
Oficina de Teatro lambe-lambe 



Instrutores: Cia andante  [ Jô Fornari, Laércio Amaral , Sandra Knoll]

Oficinica de iniciação com programa básico, onde o aluno  vivencia todas as fases da montagem de um teatro lambe-lambe, entrando em contato com as “ferramentas”  necessárias  para a construção da caixa e dramaturgia do espetáculo em pequena escala.  

Carga horária: 30 h  
Público: acima de 16 anos, turma com no máximo 15 pessoas

Objetivo
Orientar o aluno acerca da criação do espetáculo em pequena escala, instrumentalizando-o à planejar, criar, elaborar, confeccionar e atuar com seu teatro. Partindo da utilização de objetos e materiais simples, caixa de papelão, iluminação natural e exercícios de manipulação, ao final da oficina o aluno terá produzido um protótipo de seu espetáculo e sua caixa de teatro lambe-lambe.

 Programa da Oficina
01 - Sensibilização (jogos e experiências vivenciais de relação com o objeto)
02 - Introdução teórica sobre o Teatro Lambe-lambe
03 - Criação dramatúrgica 
04- Manipulação das formas
a-      Princípios básicos de manipulação
05 -  A Caixa
a-      Construção da caixa
b-      Construção da iluminação e  concepção de sonoplastia
c-      Outros elementos do teatro lambe-lambe: tripé, bancos, figurinos, estética, intervenção, ergonomia do artista-caixeiro.

Materiais necessários
Caixas de papelão, fita crepe, tesoura, estilete, jornal ,04 folhas de papel cartão preto,  cola,  objetos utilitários pequenos e variados (  cada aluno deve trazer no mínimo  03 objetos, pode ser usado)  .

Condições físicas necessárias:
 Sala ampla, em torno de 10x10 m, mesas, cadeiras, tomadas, pia.




Oficina bonecando

Confecção e manipulação de bonecos



Introdução a linguagem do teatro de animação: confecção de bonecos de espuma, sucata e papel-machê, técnicas de manipulação e montagem de breves cenas dramáticas.
Oferece as ferramentas necessárias  na capacitação do aluno à criação do personagem/boneco a partir de estímulos visuais, sonoros e teóricos; ampliando seu poder criativo e espontâneo.


Conteúdo
Modulo I – Jogos e atividades de introdução à linguagem da animação
Modulo II – Confecção do boneco
Modulo III – Manipulação e construção de cenas