sexta-feira, outubro 17, 2014

Diário de bordo... FILHOS DO VENTO...Santa Rosa...17.09

Lambe Lambe Express

Opa! Chegamos a Santa Rosa...cidade grandinha perto das outras duas  que estivemos.
O Sol continua brilhando e a perspectiva de um uma bela apresentação está no ar.
Chegamos à Praça da Bandeira e assim que começamos a tirar as coisas do carro, aparecem duas prendas (designação para as mulheres que se vestem com vestidos específicos da tradição gaúcha) pra nos recepcionar. 
Era Daiane da Secretaria de Cultura e sua mãe que estavam vindo nos recepcionar e nos dar as boas vindas.


Os ciganos começam a armar sua tenda para o espetáculo!  Aparece então uma repórter muito atípica E, com um gravadorzinho de mão e sem nenhuma identificação, começa a nos entrevistar.  Vai fazendo perguntas muito engraçadas, e nós, sem saber direito o que estava se passando, vamos entrando no jogo e respondendo as perguntas mais irreverentes. Em seguida a Rádio local chega pra fazer uma entrevista ao vivo conosco diretamente da praça...opa!!! A assessoria de imprensa ta bombando!!!


                                                                                                              
Mas eis que uma surpresa nos é reservada para esse dia. De repente crianças muito pequenininhas começam a brotar da Praça da Bandeira e vamos nos perguntando o que elas vieram fazer ali. Talvez algo em comemoração à semana Farroupilha, ou um passeio pela praça numa tarde de sol. Mas o que não contávamos é que aquelas 100 crianças ou mais estavam ali pra ver o Teatro Lambe lambe.



Estado de choque em princípio. Conversa vai, coversa vem e a solução aparece.
 “Lambe lambe EXPRESS”. 
Verdade!!!  Decidimos fazer as histórias mais curtas do que elas já são pra podermos atender aquelas muitas carinhas curiosas querendo saber o que havia ali dentro daquelas caixinhas tão misteriosas.
 Foi tudo muito rápido, mas as crianças saíram da praça assim, satisfeitas e sorridentes. E nós, com mais uma possibilidade na manga.



A cidade de Santa Rosa nos recebeu muito bem. Estamos encantados com o povo gaúcho que, apesar daquele jeitão muito tradicional, é de um coração muito aberto. À noite demos uma passadinha no Centro Cívico onde tinha sido armado um ponto de encontro dos CTGs no qual abrigava a chama tradicional e também era servida uma janta típica e bem deliciosa. Jantamos um costelaço com aipim.







Nessas paragens ficaríamos mais 3 dias pois ainda faltava ministrar a Oficina nos próximos dois dias e, no sábado, ainda teríamos um dia de folga que resolvemos incluir na bagagem de Santa Rosa pois nesse dia 20  era o feriado estadual e os preparativos para o desfile tradicional já estavam a mil por hora.
A oficina foi ministrada nas instalações do SESC que ajudou nessa logística de espaço e divulgação.


















Tudo transcorreu tranquilo e no sábado de manhã houve o desfile, já que o tempo ajudou. Durante duas horas muitos GTGs e demais entidades contam através dos carros alegóricos e blocos a história dos imigrantes que vieram para essa região.
























Nossa passagem por Santa Rosa foi incrível. Povo hospitaleiro, tradicionalista e muito afetuoso.
Nesses caminhos e paragens, seguimos nós, os ciganos, levando um pouquinho de cada lugar dentro dos nossos corações e deixando um pouquinho de nossas histórias e mistérios.
O tempo vai passando e os ciganos continuam ventando pelos Pampas Gaúchos. Sábado é dia de folga e lá vamos nós para as Missões, conhecer um pouco mais sobre a história desse povo, dessa terra, desse tempo e desse vento.


Evoé!!!

Por Sandra Knoll



Nenhum comentário:

Postar um comentário