domingo, fevereiro 17, 2013


Encontro de Caixeiros

Teatro Lambe-lambe  no Grito Rock Itajaí


Dia 02 de março as 16h no Centreventos

Tenda externa 1 - Jô, Láercio e Sandra - Foto de Nubia Abe

Encontro de caixas de teatro lambe-lambe organizado pela Cia Andante, com a participação de alunos de suas oficinas de teatro, entre eles: Iná Gonçalves, Karol Voltolini, Nice Nascimento, Linilson Santos e Ateliê Bonequiando ( Patrícia e Miguel).
O teatro lambe-lambe é uma linguagem cênica que teve como percursores no Brasil duas artistas nordestinas, mas hoje é também muito popular no sul do país. Cidades como Itajaí, onde o teatro de animação é bastante presente, têm tido contato continuamente com esse tipo de espetáculo minúsculo, feito com bonecos bem pequenos, dentro das antigas caixas dos fotógrafos lambe-lambe. Com peças de alguns minutos, apresentadas para uma pessoa de cada vez, evoca a ideia de confissão compartilhada pelo artista para o espectador na efemeridade de que aquele momento jamais se repetirá igual para o próximo espectador.
A experiência de assistir a um tipo de espetáculo como esse, pelo buraco da caixa, se revela muito diferente de outras visualizações de obras de arte. A recriação do mundo em escala mínima se torna espaço infinito para o olhar cujo campo de visão é totalmente preenchido pela cena feita dentro da caixa. Diferente do teatro de palco, onde o espaço da ficção é bem delimitado e é possível ver seus limites com o espaço real – as bordas do palco, as paredes do edifício, as poltronas e outras pessoas -, o teatro lambe-lambe se torna sensorialmente um mergulho dentro da história apresentada e que toma toda caixa.
Por Lucianno Maza

Nenhum comentário:

Postar um comentário